perguntas frequentes

01 /
CURSO STCW 95

STCW é a sigla em inglês de “Standards of Training,Certification and Watchkeeping for Seafarers” (Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quartos para os Marítimos) .O Curso STCW  equivale ao Curso Básico de Segurança de Navio (CBSN). Nele você aprende técnicas de sobrevivência em caso de desastres, combate a incêndio, primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

02 /
ESTES CURSOS SÃO OBRIGATÓRIOS?

​Sim. Como recomendado pela IMO (Organização Internacional Marítima) e regulamentado pela NORMAM 24, da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, todos os profissionais que trabalham a bordo de Navios de Cruzeiro devem ter estes cursos, os quais são reconhecidos internacionalmente.

03 /
CURSO CFPN

Sigla em inglês de "Ship's Security Familiarization Course". Em português "Curso de Familiarização de Proteção de Navio". Nele você aprende os conhecimentos básicos sobre medidas de segurança a bordo de acordo com a legislação vigente, em águas marítimas nacionais e internacionais.

04 /
Quanto tempo fico em terra de férias?

Em geral o tempo de férias é de 2 meses.

05 /
É possível fazer uma carreira a bordo?

Sim. As companhias gostam de pessoas que se façam carreira a bordo dos navios, pois com isso eles minimizam custos de treinamento e contratação de novos tripulantes.

06 /
Preciso de Visto?

As Companhias com que trabalhamos fazem rotas que não precisa de visto. Caso seja necessário será avisado.

07 /
Qual idioma é essencial para trabalhar a bordo?

Todas as companhias possuem o inglês como idioma oficial, visto que um navio de cruzeiro pode ter até 30 nacionalidades diferentes trabalhando a bordo.  Preferência por mais de 1 de idioma dependendo da posição.

08 /
O que é crew, staff?

Crew é todo o tripulante que trabalha nos bares, restaurantes e departamento de house keeping do navio. Em geral os crews possuem os melhores salários, mas também possuem a maior carga horária de trabalho. O Staff são as pessoas que trabalham nos free-shops, cassinos, recepção, excursão, entretenimento e lojas de fotografia. Em geral ganham bem menos que os crews, exceto os funcionários de free-shop e fotografia que ganham comissão sobre vendas.

09 /
Quanto tempo dura o meu contrato?

O tempo de contrato para se trabalhar a bordo depende das companhias e do cargo. Geralmente, é de 6 a 8 meses.

10 /
Quanto ganharei?

Os salários variam de U$ 660 até U$ 3.000,00, de acordo com a sua posição. Alguns cargos possuem salário fixo, porém outros, como garçom e camareiro, têm grande parte do salário proveniente de gorjetas, sendo o desempenho do funcionário determinante para o valor adquirido. Portanto, quanto melhor o seu atendimento, maior o valor que receberá.

11 /
Como é realizado o pagamento?

Normalmente a moeda utilizada é o dólar americano, porém existem companhias que pagam em euros. Dependendo da Companhia, os pagamentos podem ser pagos semanal, quinzenal ou mensalmente.

12 /
Como funciona o acesso à telefone e internet no navio?

As companhias possuem este serviço à bordo para os tripulantes, mas é cobrado, pois os telefones e internet do navio funcionam via satélite e seu custo é elevado, sendo recomendado o uso somente em casos excepcionais. Caso queira se comunicar com alguém em terra, espere o navio parar em algum porto.

13 /
Quantos dias por semana irei trabalhar?

Em um navio não existe day off, o que existe é time off, como por exemplo, um garçom de restaurante, que pode estar escalado para trabalhar no café da manhã, e no jantar em um determinado dia da semana, tendo, portanto a tarde livre.

14 /
Posso ser re-contratado?

Pode, tudo dependerá do seu desempenho durante o contrato, lembre que o seu supervisor avaliará você sempre.

15 /
Onde eu embarco?

O local onde embarcará só será de conhecimento no dia em que a Companhia informar sua data de embarque. Normalmente os embarques se realizam em outros países ou no Brasil.

16 /
Quando vou desembarcar? Quando vou saber do meu reembarque?

No dia do seu embarque você é comunicado sobre o dia que seu contrato vai terminar. Quando seu contrato termina, caso queira realizar mais um contrato a bordo, é só comunicar a sua agência.

17 /
Poderei sair do navio, em algum porto?

Sim, você terá oportunidade de conhecer muitos lugares e pessoas diferentes, basta organiza-se de acordo com seus time off para desfrutar dos lugares maravilhosos por onde o cruzeiro visitará.

18 /
A companhia oferece seguro de saúde?

Sim. No ato da contratação a companhia é automaticamente obrigada a prestar toda a assistência médica ao tripulante em bordo, sem custos. Caso seja necessário, a companhia desembarca o tripulante e banca todas as despesas médico-hospitalares. Em alguns casos a companhia envia o tripulante ao país de origem para que o tratamento seja realizado e banca todas as despesas de deslocamento e tratamento.